Programação
Fluxo de trabalho com Lightroom

Objetivo do curso:

Mais do que ensinar Lightroom, o curso Fluxo de Trabalho com Lightroom vai apresentar conceitos, as diretrizes do DPBestflow.org (Digital Photography Best Practices and Workflow, da Library of Congress) para a fotografia digital. Gestão de acervos, tratamento não-destrutivo, por que fotografar em RAW, trabalhar de forma segura, rápida e eficiente, demonstrando que a fotografia digital de qualidade pode ser mais simples do que muitos fotógrafos estão acostumados. 

Conteúdo:

O Adobe Lightroom reúne grande parte das ferramentas fundamentais à fotografia digital, facilitando o trabalho do fotógrafo, seja ele jornalista, fotógrafo social, de natureza, publicitário ou amador avançado.

É um workshop inteiramente demonstrativo, não havendo necessidade de quaisquer equipamentos em mãos dos fotógrafos. A duração é de 20 horas de aula, divididas em três dias, sendo ao menos 4 horas reservadas para questões práticas.

Programa do curso: 

Os módulos do LR:

  •  Módulo Biblioteca – Importação, edição, organização, catalogação e exportação de imagens. Uso de metadados, palavras-chaves hierarquizadas, pesquisas rápidas, coleções, como fotografar conectado ao LR. Este módulo é fundamental para todo vida de uma fotografia como documento e para gerenciamento dos acervos digitais. Publique do LR direto nas redes sociais. 
  •  Módulo Revelação (Tratamento) – O tratamento de imagens (raw, tiff, jpeg) aproveitando os mais modernos recursos e as vantagens do tratamento não- destrutivo. Ajustes tonais, cores, balanço de branco, cópias virtuais, conversão de cor para preto e branco, cortes, efeitos especiais, nitidez, etc. As novas ferramentas do LR, como HDR e fotos panorâmicas.
  • Módulo Mapa – É o módulo para visualizar e gerenciar imagens geo-taguiadas. Associado ao Google Mapas, mostra visualmente o local aonde a foto foi feita
  • Módulo Slideshow – Como preparar sofisticadas apresentações de fotos, incluindo som, vídeos e salvando em formatos para compartilhamento.
  •  Módulo de Impressão – Folhas de contato, impressões personalizadas e dicas para imprimir com qualidade.
  •  Módulo Livro – Módulo para criação de fotolivros que depois podem ser exportados para o “Blurb”, serviço de impressão, ou em PDFs, que podem ser publicados em sites como o ISSUU.
  •  Módulo Web – Para criar galerias web personalizadas a partir do LR, compartilhando-as em HTML5, que funciona com diversos navegadores desktop e de dispositivos móveis. 

    E mais:
  •  As boas práticas da fotografia, da captura ao armazenamento. As referências UPDIG e DPBestflow.
  •  Fotografia em RAW, o que é RAW e porque utilizá-lo quase sempre.
  • Expondo corretamente para o digital, como aproveitar toda capacidade do sensor e evitar ruídos.
  •  Processo de câmera-scan, o modo muito rápido e eficiente de escaneamento.
  •  Os passos que o fotógrafo precisa seguir, desde a captura da imagem ao arquivamento final.
  •  Dicas de arquivamento seguro – Formatos, mídias, metodologia. O que mudou nos últimos anos e quais as tendências.
  •  Histograma; profundidade tonal (8 e 16 bits); espaço de cor; balanço de branco preciso; calibração de monitor; interpolação; DNG; formatos de arquivo.
     Obs: Todos receberão uma apostila em PDF com o conteúdo do curso.

Mini-currículo do professor: 

Sócio da Agência Argosfoto, banco de imagens e serviços de fotografia editorial e corporativa e da PrataPixel, empresa de digitalização de imagens. Marcos Issa colaborou com alguns dos principais veículos de comunicação do país, como Jornal O Globo, O Dia-RJ e Revistas Veja e Viagem e Turismo, além de agências internacionais, como a Bloomberg. Marcos Issa atuou no mercado fonográfico, produzindo diversas capas de discos, fotografou para MTV e, ainda no mercado corporativo, trabalha para empresas nacionais e multinacionais. Desde 2006 ministra cursos de “fluxo de trabalho” para fotógrafos com ênfase nas “boas práticas” da fotografia digital, baseando-se nas melhores práticas internacionais (DPBestflow.org). Especializou-se em gestão de acervos fotográficos digitais. Seus cursos e palestras se difundiram em diversas cidades do Brasil, em parceria com escolas de fotografia, faculdades e órgãos públicos, como o CCPF da Funarte.


Período:
05 a 07/10/2015
Horário:
9h às 12h e das 13h às 17h
Executor:
Marcos Issa
Vagas:
20 vagas
Local:
Portomídia
Carga horária:
20h
Pré-requisito:
Preencher formulário de candidatura, até 15/09/2015


Encerrado