Programação
FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS PARA TV

Este curso apresenta de forma prática e objetiva como transformar uma ideia em um projeto, preparando os produtores independentes de audiovisual para encarar este nicho de mercado que é a TV e descobrindo métodos e formas de trabalho.

• Aulas 1 e 2 - Introdução ao Mercado
- ancine e lei 12485
- leis de incentivo federais - quais são e diferença entre elas
- fundo setorial - linha de produção para TV
- registros e necessidades jurídicas para uma produção
• Aula 3 - Conteúdo e outras mídias
- o que é e qual a diferença de argumento, sinopse etc
- formato para tv – divisão de blocos de episódio, duração de temporada
- conteúdo em outras mídias complementar ao conteúdo de TV
• Aula 4 - Produção
- desenho de produção
- orçamento e cronograma
- fluxo de caixa
• Aula 5 - Apresentação de projetos
- como apresentar um projeto
- case animação e obra seriada documental

Obs.: apesar de falarmos dos incentivos do governo, o curso não é sobre políticas públicas para audiovisual, da mesma forma que o curso não é sobre roteiros e criação de conteúdos para TV.

As apresentações visuais serão enviadas aos alunos em formato pdf, exceto os cases e ilustrações.

Público-alvo: produtores que já atuam no mercado audiovisual, mas desconhecem o mercado de produção independente para TV.

Mini-currículo da professora:
Mariana Brasil trabalha há 20 anos no mercado de produção independente de audiovisual, sendo que há 9 atua na área de Coordenação de Produção de projetos audiovisuais em produtoras e em emissora de TV. 

Foi gerente de produção na TV Cultura/SP na Diretoria de Documentários e Produção Independente durante a gestão de Paulo Markun, onde gerenciou mais de 120 produções próprias ou independentes que consolidaram sua experiência na área de formatação, apresentação e gerenciamento de projetos. 

Fazem parte também do seu universo de conhecimento as políticas públicas de incentivo ao audiovisual e, por isso, na TV Cultura, formatou e participou da banca julgadora de diversos editais. Criou e coordena, desde 2012, o Curso de Formatação de Projetos para TV que está em sua sétima edição e sempre com turmas esgotadas (Seis turmas pelo Instituto Cultural Barco/SP e uma edição pelo Portomídia/PE). 

Como resultado do curso criou a maribrasil, empresa que presta consultoria para produtoras independentes no Desenvolvimento e Formatação de Projetos para TV. Mariana Brasil também cria e coordena cursos, palestras e debates no setor.


Período:
10 a 14/11/2014
Horário:
18h às 22h
Executor:
Centro Cultural b_arco
Vagas:
20 vagas
Local:
Portomídia
Carga horária:
20h
Pré-requisito:
Preencher formulário de candidatura, até 29/10 às 18h.


Encerrado