Programação
Sound Design para Filmes e Jogos Digitais

O curso pretende expandir e atualizar as habilidades e conhecimentos de profissionais e estudantes com experiência em produção de áudio e que tenham interesse em se especializar no campo da pós-produção de áudio e em áudio para cinema e jogos digitais. O conteúdo abordado pelo instrutor Jean-Luc Sinclair, professor do Berklee College of Music (Boston) e da New York University, incluirá a produção de sessões para filmes e programas de TV, gerenciamento de mídia, técnicas de sound design, áudio interativo e áudio para jogos digitais. Durante o curso, os participantes trabalharão com ferramentas usadas nas indústrias de áudio e games, como Pro Tools, FMOD Studio e Unity. Os desafios encontrados especificamente no design de áudio para jogos digitais serão extensamente trabalhados.

Público-alvo:

Para participar, o candidato precisa:


***

INSCRIÇÃO:

Os candidatos deverão preencher um formulário de seleção, disponível nesse link.

Envio do formulário: até 15/05

Divulgação dos candidatos selecionados: 16/05 até as 18h.

***


Metodologia:

O curso será dividido em aulas expositivas e práticas, ilustradas com vídeos, slides e apostila demonstrando softwares e técnicas. Além disso, o professor disponibilizará uma pequena biblioteca de efeitos sonoros para que os participantes trabalhem durante e depois do curso. 

Ao final do curso, os participantes poderão:

Conteúdo do curso:

    • Princípios de pós-produção e design de som 
    • O papel do sound designer e as expectativas do mercado
    • Entendendo o vídeo e quicktime
    • ProTools para pós-produção
    • Sound Design: Bibliotecas de efeitos sonoros, foley e outras técnicas
    • Conforming
    • Desenhando som para ambiências, criaturas
    • Gravação de foley
    • Como otimizar o workflow, gerenciamento de arquivos
    • Entendendo os desafios de áudio para games
    • Diferenças e similaridades entre filmes e games
    • Princípios de engine para games (Unity e UDK)
    • Introdução à prototipagem
    • FMOD Studio e Unity
    • Como criar objetos de som interativos com FMOD Studio
    • Aprendendo a trabalhar com Banks, Parâmetros e Randomização
    • Estruturando projetos (pequenos e grandes)
    • Gerenciamento de mídias (Deliverables)
    • Navegando um level editor
    • O som em Unity - Conceitos de áudio and engines de games
    • Como popular A level com som
    • Introdução à implementação do áudio

Sobre o instrutor:

Jean-Luc Sinclair é sound designer e engenheiro de som, produtor musical, compositor e professor universitário. Com 15 anos de experiência, ele trabalhou com músicos e bandas como Trent Reznor (Nine Inch Nails), Scissor Sisters, Zach de la Rocha (Rage Against the Machine) e Michael Stipes (REM). 

Além disso, prestou serviço para empresas internacionais de grande porte, tais como: id Software (desenvolvedora da franquia Doom), Ubisoft (publicadora de jogos como Resident Evil 4 e Assassins Creed), Looking Glass Technologies, Marvel Comics (criadora de historias como Homem Aranha, X-Men, Os Vingadores, etc.), BBC e ATI Technologies. 

Jean-Luc Sinclair foi consultor de sound design para a engine de áudio Doom 3, e fez a produção musical dos DVDs de bandas como Ministry e Slayer. No cinema, fez a trilha sonora do documentário "Small, Small Thing". 

Além da experiência como compositor e produtor, Jean-Luc Sinclair é membro do corpo docente de duas universidades dos EUA: no Berklee College of Music, em Boston, ele ministra cursos de Produção de Música Eletrônica e Áudio para Games; e na New York Univeristy, ele criou a grade curricular para o curso de Áudio para Games, com componentes práticos  desenvolvidos junto a empresas como a Electronic Arts e Epic Games.



Período:
26 a 30/05/2014
Horário:
9h às 18h
Executor:
Vagas:
22 vagas
Local:
Portomídia
Carga horária:
40h


Encerrado